Animais
Gatos

A domesticação do gato não ocorreu de uma forma tão espontânea como a do cão. Embora não se tenha a certeza, a domesticação do cão terá ocorrido a volta de 12 000 ou 20 000 anos, enquanto que a do gato terá ocorrido há 5000 anos.

No vale do Nilo, no que é agora o Sudão mas na altura era o alto Egipto, a população passou de uma vida nómada para uma de agricultura.

Devido às características do Nilo, haviam anos de boas colheitas e anos de seca.

Era necessário um eficaz armazenamento dos cereais, para posterior distribuição nos momentos menos bons. Esta acumulação de cereais levava a que os roedores se multiplicassem e originassem muitos prejuízos. Ora o predador natural dos roedores (ratos e outros) era o gato selvagem africano que, encontrando abundante alimento juntos dos humanos, se foram aproximando. Estes reconhecendo as vantagens de se livrar dos roedores que lhes comiam os alimentos depressa se habituaram a facilitar a vida aos gatos selvagens. E estes criaram com os seres humanos uma relação estável.

Estes gatos selvagens deram origem ao gato Egípcio e ao Abissínio. Também existem fortes evidencias de que o gato foi domesticado em diferentes locais e em diferentes épocas. Os gatos modernos resultaram de uma mistura destas diferentes origens.

Gato Europeu Comum
Abissínio
Siamês
Angorá
Maine Coon
Scottish Fold
Gato dos Bosques da Noruega ou Norueguês da Floresta
Sphynx
Persa