Sphynx |
Origem: O gato Sphynx tem origem no Canadá, sendo o resultado da manifestação de um gene hereditário e recessivo. Apesar do primeiro gatinho Sphynx ter nascido em 1975, a raça só foi reconhecida apenas em 1998.
Carácter: O gato Sphynx é muito afectuosos, inteligente e brincalhão. Adora os seus donos, podendo mesmo ser possessivo em relação a eles. É leal e carece de agressividade.
Fisionomia: É um gato de porte médio com orelhas triangulares e arredondadas nas pontas, corpo esguio e musculoso com pernas de comprimento médio. A cauda é longa, afinando até à ponta. Os olhos do Sphynx são grandes, expressivos e em formato de limão.
Pelagem: O Sphynx não é totalmente careca possuindo uma camada de penugem fina espalhada pelo corpo. Todas as cores e padrões são aceitos. Inclusive, podem apresentar coloração ponteada, como os Siameses. A maioria das pessoas pensa que, por ser “careca”, o Sphynx é hipoalergénico e será o gato ideal para pessoas alérgicas, mas isso não é totalmente verdade. Se a pessoa é alérgica a pelos, provavelmente não terá grande problemas tendo um Sphynx, mas se a alergia for a saliva ou pele, terá problemas como com qualquer outro gato.