Abissínio |
Origem: A origem do gato Abissínio ainda não está totalmente esclarecida, embora seja uma das raças mais antigas. A sua semelhança com o gato Sagrado do Antigo Egipto sugere que possa ter procedido das margens do Nilo. Outra teoria será que o “Agouti” terá origem na Etiópia, antiga Abissínia.
Carácter: O gato abissínio é muito activo, extrovertido, brincalhão e curioso, embora seja muito equilibrado. É dotado de uma personalidade forte, embora seja afectuoso, meigo e sensível. Embora o gato abissínio seja bastante independente, detesta estar sozinho devotando uma atenção exclusiva ao seu dono. É muito comunicativo, mas os seus miados são discretos. A impetuosidade da sua juventude vai-se atenuando com a idade. É atleta e caçador necessitando de exercício e, portanto, de espaço. É aconselhável dispor de um jardim cercado.
Fisionomia: A cabeça é cuneiforme, com contornos ligeiramente arredondados, sem faces planas e de fronte abaulada. Tem o nariz de tamanho médio, nunca recto, sem quebra. De perfil, a cabeça apresenta uma curvatura suave. Possui o focinho não afilado, sem "pinch". O queixo é firme e bem desenvolvido, arredondado, nem esbatido nem proeminente. As orelhas são grandes, largas na base e com extremidades ligeiramente arredondadas, moderadamente pontiagudas. Estão bastante espaçadas, posicionadas em estado de alerta. A cauda é bastante comprida, larga na base, afilando progressivamente. As patas são compridas, rectas, finas, bastante musculosas. Os pés são pequenos, ovais, compactos. O gato parece manter-se na ponta dos pés.
Pelagem: A pelagem é densa, cerrada, elástica ao toque, acamada. O pêlo é curto ou de comprimento médio, nomeadamente, na zona da coluna dorsal. A pelagem é caracterizada por um "ticking" (duas ou três faixas de cor, alternando o claro e o escuro em cada pêlo e com a extremidade escura) semelhante à da lebre ou do coelho.