Animais
Gatos
Gato dos Bosques da Noruega ou Norueguês da Floresta

Origem: A origem dos gatos da Noruega é incerta havendo variadas teorias para o seu aparecimento. É uma raça antiga que pode ter surgido do cruzamento entre gatos de pêlo curto trazidos de Inglaterra pelos Vikings ou gatos de pêlo comprido trazidos pelos Cruzados, com gatos de quinta e gatos selvagens. Ou então, é possível que o Norsk Skaukatt, como é conhecido no seu país natal, não seja mais do que o gato divertido dos contos de fadas escandinavos. Foi reconhecido na Noruega em 1930 e foi apresentado pela primeira vez numa exposição em 1938. O reconhecimento da raça aconteceu no ano de 1972.

Carácter: Os gatos Bosques da Noruega são inteligentes, dóceis e aventureiros. São extremamente sociáveis, adaptando-se perfeitamente a outros animais e a crianças. Caracterizam-se por ter um espírito aventureiro e curioso, sendo exímios caçadores. Apesar e gostarem muito da vida no exterior, adaptam-se com facilidade ao ambiente caseiro, desde que tenham bastante espaço.

Fisionomia: Os gatos Bosques da Noruega são gatos de porte grande, podendo atingir 6 a 9 kg, em adulto. Apresentam uma estrutura óssea sólida, com pernas fortes e altas, sendo que as pernas traseiras são mais altas que as anteriores.Tem uma cabeça triangular, com uma testa ligeiramente arredondada e queixo direito. As orelhas caracterizam-se por apresentar tufos de lince e longos pêlos.

 

Pelagem: O pêlo dos gatos Bosques da Noruega é semi-longo, duplo, com sub-pêlo denso e lanoso. Todas as cores de pêlo são permitidas, exceptuando-se os padrões com pintas, chocolate, lilac, canela e fawn. Todas as quantidades de branco são permitidas.