Persa |
Origem: Antiga Pérsia (actual Irão) e Turquia. Estes gatos foram introduzidos na Europa por Pietro della Valle, em 1620. O gato persa actual resulta do cruzamento de alguns destes indivíduos com gatos de raça Angorá efectuados em Inglaterra, no Sec. XIX.
Carácter: O gato persa é charmoso, afável, brincalhão e descontraído. São muito carinhosos com os donos e adaptam-se bem à vida familiar e à presença de outros animais. São dóceis e preguiçosos. O seu miar suave e discreto torna-o o gato perfeito para apartamento.
Fisionomia: O gato persa caracteriza-se pela sua cabeça grande, focinho achatado e olhos grandes, redondos e de expressão doce. São gatos de porte médio a grande, corpo maciço, peito largo, com ombros e costas bem musculares.
Pelagem: A pelagem dos gatos persa é comprida e densa, de textura fina e muito sedosa. Devido a estas características, o pêlo do persa exige um cuidado diário de escovagem, evitando assim a formação de nós. Existe uma grande variedade de gatos persa que se distinguem pelos diferentes tons de cor e padrões. Algumas das cores aceites no padrão dos gatos persa são os tons brancos, fumados, cores sólidas como a cor prateada, e tons dourados.