Animais
Gatos
Angorá

Origem: Com origem na actual Turquia, pensa-se que o gato angorá foi domesticado pelos chineses, e eventualmente pelos tártaros. O seu aparecimento na Europa Ocidental deu-se em fins do séc. XVI, início do séc. XVII.

Carácter: O angorá é caracterizado pelo grande afecto que tem pelos seus donos, sendo que  o seu comportamento assemelha-se mais ao do cão. É um gato muito activo que gosta de brincar com brinquedos, correr ao ar livre, saltar e andar por sítios altos.

Fisionomia: O angora é um gato de porte médio, sendo que os machos são geralmente um pouco maiores do que as fêmeas. As patas são consideradas pequenas, redondas porém delicadas, com pelos entre os dedos. O pescoço dos gatos dessa raça é longo e a cauda apresenta-se longa, mais grossa na base e afinada em direção à extremidade, com pelagem longa e franjada.

 

Pelagem: O pêlo do abissínio é semi-longo, sem sub-pêlo. Há dois tipos diferentes de pelagem nestes gatos: a comprida e a curta. A comprida, que fez fulgor no tempo da monarquia francesa e no período vitoriano na Grã-Bretanha, depois, e após alguns anos, entrou em regressão e quase em colapso. A variedade de pelagem curta sobreviveu sem grandes sobressaltos até aos nossos dias. As cores mais comuns são o branco e o castanho, embora se possam encontrar de quase todas as tonalidades.