O mar sempre foi um desafio e um mistério para o ser humano. Tentar recriar um meio aquático não foi tarefa fácil isto porque cada meio marinho é um complexo ecossistema. Em cada aquário tem de existir em harmonia: uma população vegetal, microbiana e claro uma comunidade de peixes. Esta cooperação apenas existe se se conseguir manter em equilíbrio o aquário, para isso é necessário um equipamento mínimo que consiste no aquecedor com termostato, filtro, a iluminação e as bombas que promovem o movimento da água.
Porquê o aquecedor com termostato? Porque a maioria dos peixes de aquário provem de regiões onde a temperatura da agua é de aproximadamente 25ºC e mesmo os peixes ditos de agua fria apesar de resistirem a temperaturas mais baixas necessitam que esse frio não ultrapasse os 22ºC.
O filtro é necessário para limpar a água de impurezas que se vão criando (partículas em suspensão) e absorvendo substancias químicas ou resíduos biológicos.
O aquário não deve ser colocado num local demasiado exposto á luz solar pois esta promove um crescimento exagerado de algas. É importante iluminar o aquário de 12 a 14 horas diárias com lâmpadas especiais.
A montagem e decoração, o enchimento e o início de funcionamento do aquário deve obedecer a certas regras. Sem esta ordem e certos cuidados adicionais torna-se impossível criar com sucesso um ecossistema em que permaneça estável uma comunidade seleccionada de peixes.